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quinta-feira, 29 de setembro de 2011

SINTOMAS DE CORRUPÇÃO - ANALISE TUDO O QUE ESTÁ DESCRITO AQUI E VEJA SE NÃO ESTÁ ACONTECENDO COM A SUA CIDADE!


1 – O Padrão Típico de Corrupção.
Quando um corrupto é eleito, ao invés de procurar cumprir suas promessas de campanha em benefício da população, ele emprega amigos e parentes, para favorecer aqueles que colaboraram com suas campanhas ou para privilegiar alguns comerciantes “amigos” em detrimento de outros. Grande parte do orçamento do município é orientada em proveito do restrito grupo que assume o poder e passa a se beneficiar do orçamento da cidade.
Uma estratégia utilizada habitualmente em desvio de recursos públicos se     dá por meio de notas fiscais fictícias ou “frias”, que são aquelas nas quais os serviços declarados não são prestados ou os produtos discriminados não são entregues. A burla pode ser feita com as chamadas empresas-fantasmas, ou seja, que inexistem física ou juridicamente. Mas os fraudadores também utilizam empresas legalmente constituídas e com funcionamento normal. Com o conluio de administradores públicos cúmplices do “esquema”, tais empresas vendem ao município produtos e serviços superfaturados, ou recebem, contra a apresentação de notas que discriminam serviços não executados e produtos não entregues. Esses esquemas são postos em prática mediante acordo preestabelecido com o prefeito e ou/ seus assessores.

 Quando é necessário uma licitação, montam todo os procedimentos de forma a dirigir o certame para uma empresa “amiga”, dificultando ou impedindo a participação de outras. Depois dá recibo de entrega da mercadoria, empenha a despesa e emite o cheque para o pagamento. Posteriormente, o montante é dividido entre o fornecedor e os membros da administração comprometidos com o esquema de corrupção.
Em geral, os recursos obtidos dessa maneira chegam ao prefeito e aos participantes do esquema na forma de dinheiro vivo, a fim de não restar vestígios da falcatrua.
Existem quadrilhas especializadas em fraudar prefeituras com a participação do poder público municipal. Esses grupos e seus especialistas são formados localmente, ou trazidos de fora, já com experiência em gestão fraudulenta. O objetivo é implantar ou administrar procedimentos ilícitos, montar concorrências viciadas e acobertar ilegalidades.

O método mais usual consiste em forjar a participação de três concorrentes, usando documentos falsos de empresas legalmente constituídas. Outra maneira é incluir na licitação, apenas formalmente, algumas empresas que apresentam preços superiores, combinados de antemão, para que uma delas saia vencedora.
Um sinal que pode indicar ato criminoso é o que acontece com o fornecimento de alimentos para a merenda escolar. Muitas vezes, os produtos que chegam não seguem nenhuma programação e muito menos qualquer lógica nutricional. Nem as merendeiras sabem, em alguns casos, o que será servido aos alunos. A escolha dos produtos que serão entregues às escolas é, na realidade, feita pelos fornecedores, e não pelos funcionários

2 – Sinais de Irregularidades na Administração Municipal.
Apesar de não determinarem necessariamente a existência de corrupção, a presença de alguns fatos deve estimular uma atenção especial da população. Entre eles estão:
  Histórico comprometedor da autoridade eleita e de seus auxiliares;
  Falta de transparência nos atos administrativos do governante;
  Ausência de controles administrativos e financeiros;
  Apoio de grupos suspeitos de práticas de crimes e irregularidades;
  Subserviência do Legislativo (Câmara Municipal) e dos Conselhos Municipais (de Saúde, de Educação e outros);
  Baixo nível de capacitação técnica dos colaboradores e ausência de treinamento de funcionários públicos;
  Alheamento da comunidade (não participa e nem é convidada a participar) ao processo orçamentário.


3 – Sinais Exteriores de Riqueza.
Alguns sinais para se detectar a prática de corrupção municipal que não requer uma análise e investigação mais profunda, basta a simples OBSERVAÇÃO.
Um dos sintomas mais perceptíveis é quando grupo de amigos e parentes das autoridades municipais exibem bens de alto valor, adquiridos de uma hora para outra, como carros e imóveis, e também na ostentação, por meio de gastos pessoais incompatíveis com suas rendas, como viagens, festas, patrocínios, dentre outras coisas.
Alguns passam a ter uma vida social intensa, frequentando locais de lazer que antes não frequentavam, como bares e restaurantes, onde realizam grandes despesas.
“Os corruptos assumem feições diversas. Há o do tipo grosseiro e despudorado (sem vergonha), que se compraz em fazer demonstração ostensivas de poder e riqueza, exibindo publicamente acesso a recursos extravagantes. Geralmente, não se preocupa em ser discreto, pois necessita alardear o seu sucesso econômico e sua nova condição, mesmo quando os que estão à sua volta possam perceber que o dinheiro exibido não tem procedência legítima.
 Com esse tipo de corrupto, a apropriação de recursos públicos é associada a um desejo incontrolável de ascender socialmente e de exibir essa ascensão. Como não encontra maneira de enriquecer honestamente (trabalhando), recorre a atos ilícitos (ilegais).
Já o fraudador discreto tem forma de agir que tornam mais difícil a descoberta do ilícito.
O dinheiro é subtraído discretamente, por meio de esquemas bem articulados com os fraudadores, o que torna a sua descoberta mais difícil. O resultado dos golpes é aplicado longe do domicílio (em outras cidades). Em geral, utilizam-se de “laranjas” (pessoas que, voluntária ou involuntariamente, emprestam suas identidades para encobrir os autores das fraudes), adquirem bens móveis ou semoventes (animais): dólar, ouro, papéis do mercado de capitais, gado, commodities etc.”
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Independentemente dos tipos de corrupção praticados, os cidadãos que desejarem um governo eficiente e transparente devem ficar atentos aos sinais que o governo emite. Um administrador sério e bem intencionado escolhe como assessores, pessoas representativas e que tenham boa reputação e capacidade administrativa.
Prefeitos corruptos opõem – se veementemente a qualquer forma de transparência. Evitam que a Câmara Municipal fiscalize os gastos da prefeitura e buscam comprometer os vereadores com esquemas fraudulentos. Ao mesmo tempo, não admitem que dados contábeis e outras informações da administração pública (folha de pagamento, por exemplo) sejam entregues a organizações independentes e aos cidadãos, nem que estes tenham acesso ao que se passa no Executivo.

“Todo cidadão tem direito à informação. Os prefeitos corruptos tentam driblar esse direito dificultando o acesso à informação. Vereadores honestos (Heraldo Santos - ex vereador de Maués-AM.) tentam (tentou por várias vezes) obter as informações via requerimentos à Câmara Municipal. Rejeições a esses pedidos de informação, pelos vereadores ligados ao prefeito, são sintomas de fraudes”.


Todo cidadão tem direito a informações. Os prefeitos corruptos tentam driblar esse direito dificultando o acesso as informações.
Vereadores honestos tetam obter as informações via requerimentos .
Atenção! Se a  rejeição a esses pedidos de informações a vereadores ligados ao prefeito, então ai está um grande sintoma de fraude.

FISCALIZAR O EXECUTIVO
A principal função do vereador é memo fiscalizar o Executivo. Pergunto: Quantas Câmaras vão a fundo investigando uma certa obra? Todas as obras deveriam ser destrinchadas e profundamente analisadas em todos os seus aspectos. É justamente aí que mora o perigo, ou melhor, o desvio.


OBS:
PEÇO A TODOS O VEREADORES DESTA CIDADE, QUE ANALIZEM O QUE DESCRITO ACIMA, E REALMENTE ESTÃO CUMPRINDO O QUE LHES SÃO DETERMINADO.
SE REALMENTE ESTÃO CUMPRINDO O SEU PAPEL.

ANALIZEM SE HÁ ALGUNS DOS INDÍCIOS CITADOS ACIMA!!

Vamos lá, quem participou da licitação? As empresas estão mesmo aptas a prestarem o serviço do edital? A empresa participante existe mesmo, foi checado junto à receita federal?  Os documentos das empresas estão realmente de acordo? São capacitadas? O processo licitatório foi realmente isento de qualquer manobra? O ganhador foi realmente aquele que ofereceu o melhor preço e as melhores condições ao município? Não deixam dúvidas quanto à  lisura do processo licitatório? A comissão de licitação é formada por pessoas que têm um mínimo de conhecimento do processo? Não houve possível combinação entre os participantes  que concorreram,  para que um deles fosse o vencedor, a chamada carta marcada?
Volto a perguntar: Quantas Câmaras exercem esse papel fundamental? Posso garantir que se os municípios tivessem Câmaras realmente fortes, e fiscalizadoras, muitos desvios não aconteceriam,  e quem ganharia com isso seria a Saúde, a Segurança, a Merenda Escolar, o progresso da cidade.

A MIRANTE DA VERGONHA

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